Emulsão Scott é um suplemento alimentar que contém em sua fórmula uma emulsão a base de óleo de fígado de bacalhau.
Dessa forma, contém uma grande quantidade de vitamina A e D na composição, sendo indicado para prevenir a carência dessas substâncias.
Muita gente tem dúvida se o consumo de emulsão Scott contribui para o ganho de peso ou não.
Nesse sentido, é preciso analisar a composição do suplemento para chegar a uma conclusão plausível e que faça sentido.
Composição Nutricional da Emulsão Scott
Como dito anteriormente, a emulsão Scott é extraída do fígado de bacalhau, que é rico em vitamina A (retinol) e vitamina D (Colecalciferol).
Além disso, apresenta uma grande quantidade de ômega-3, gordura associada a diversos benefícios para o corpo.
Você também encontra no produto uma grande quantidade de vitamina K e ácido oleico (ômega 9).
Como vimos, a emulsão Scott é muito rica em nutrientes. No que se refere às calorias, em 100 gramas do produto existem 902 calorias.
A partir dessas informações, é possível entender se a emulsão Scott engorda ou não. Embora seja um suplemento alimentar, este produto pode engordar de forma muito fácil.
Isso acontece porque a sua composição é inteiramente composta por gorduras, que fornecem ao organismo 9 calorias por grama ingerida.
Dessa forma, consumir o suplemento sem acompanhamento ou descontroladamente vai fazer você ganhar engordar de forma muito rápida.
Por esta razão, é preciso consumir a emulsão de Scott de forma equilibrada e sem exageros, afinal é um produto saudável e funcional.
Quem deve tomar emulsão Scott?
Outra dúvida comum nos consultórios diz respeito sobre quais grupos devem tomar a emulsão Scott.
Nesse sentido, o suplemento pode ser tomado por qualquer tipo de pessoa, já que contém gorduras benéficas que não costumam ser encontradas em qualquer alimento.
Dentre elas estão o ômega-3 e o ômega-9 que fortalecem o sistema cardiovascular, melhoram a saúde da visão e previnem doenças neurodegenerativas.
No entanto, as pessoas que são mais beneficiadas são aquelas que:
- Possuem deficiência vitamínica de retinol e colecalciferol verificada em exames;
- Crianças e adolescentes desnutridos ou com dificuldade para ganhar peso;
- Indivíduos que querem ganhar massa magra, desde que em conjunto de um plano alimentar rico em proteínas;
- Pessoas com deficiência na absorção de cálcio e outros minerais;
- Grupos com alterações hormonais;
- Aqueles que querem prevenir doenças e eventos relacionados à falta de ômega-3.
Qual a quantidade de emulsão Scott que devo tomar por dia?
Esta informação é extremamente importante, pois o excesso, assim como a insuficiência do suplemento contribuem para efeitos indesejáveis como ganho de peso ou manutenção da deficiência nutricional.
De acordo com o fabricante, adultos devem tomar de 1 colher de sopa de emulsão Scott por dia, que na prática equivale a no máximo 20 gramas.
Já as crianças de 2 a 11 anos precisam tomar 1 colher de sobremesa a cada 24 horas, ou seja, 10 ml.
Essas informações levam em consideração qualquer um dos motivos pelos quais o suplemento foi indicado.
Além disso, é preciso evitar o excesso, pois a superdosagem de vitamina A e vitamina D pode ser tão prejudicial quanto a sua falta.
Qual a diferença entre emulsão Scott e óleo de fígado de bacalhau?
Emulsão Scott é o nome do fabricante deste suplemento, no entanto, atualmente é possível encontrar várias marcas se auto-intitulando como a verdadeira “Emulsão de Scott“.
A principal diferença entre a emulsão Scott e o óleo de fígado de bacalhau se dá em virtude do óleo de fígado ser extraído naturalmente.
Todavia, a emulsão Scott atual pode ser manipulada de várias maneiras, como o uso de vitaminas sintéticas e até corantes alimentícios.
Além disso, existem marcas que utilizam óleo de soja na composição, o que diminui ainda mais a qualidade alimentar do suplemento.
Nesse sentido, existe uma razão para preocupar-se com as marcas que vendem o produto, para não correr o risco de ser enganado(a).
O que avaliar na hora de comprar a emulsão Scott
Forma de Extração do óleo
Naturalmente, o óleo de fígado de bacalhau deve ser o principal ingrediente da fórmula, portanto, não compre se o óleo de soja vir como o ingrediente em maior número.
Cor da embalagem
Embalagens escuras são as mais indicadas, pois evitam a oxidação do ômega-3 e das outras gorduras presentes no suplemento.
Proporção de vitaminas
A quantidade de vitamina A deve ser maior que a quantidade de vitamina D, visto que esta vitamina é encontrada com maior facilidade na natureza, sobretudo no bacalhau, que é a fonte de extração.
Uso de corantes
Se você é alérgico a corantes alimentares ou ao ácido acetilsalicílico não deve usar a emulsão Scott de sabor, visto que esta versão possui a tartrazina, que provoca asma brônquica e reações alérgicas.
Como incluir emulsão Scott na dieta para obtenção dos benefícios
Se você quer começar a usar a emulsão Scott ou mesmo o óleo de fígado de bacalhau visando a prevenção de doenças e melhora da saúde, deve seguir algumas orientações.
Café da manhã
Procure tomar o suplemento em jejum, para que a absorção dos nutrientes aconteça de forma gradual, no decorrer do dia.
Almoço ou Jantar
Tome o suplemento após o almoço ou jantar, pois o estômago não vai estar vazio e as chances de passar mal devido ao gosto forte do suplemento serão menores.
Pode usar emulsão Scott para emagrecer?
De modo geral, emulsão Scott é mais indicado para o ganho de peso, não sendo tão útil no emagrecimento.
Contudo, a suplementação pode trazer algum benefício relacionado ao controle da fome, visto que as gorduras são nutrientes que estimulam a saciedade.
No entanto, existem outras formas mais precisas para emagrecer, como a dieta hipocalórica e a prática de atividade física regular.
Emulsão Scott engorda: Perguntas Frequentes
Qual o melhor horário para tomar emulsão Scott?
O melhor horário para tomar a emulsão Scott é após o almoço ou jantar. Porém, você também pode consumir em jejum, antes do café da manhã.
Quais são os principais benefícios da emulsão Scott?
Os principais benefícios da emulsão Scott são:
- Prevenção de doenças cardiovasculares
- Fortalecimento dos ossos
- Preservação da visão
- Evitar o envelhecimento precoce
- Reduzir as chances de surgimento de câncer
- Preservação da saúde mental e cognitiva
- Tratamento de doenças e condições inflamatórias