A maioria das pessoas já teve pelo menos algumas noites de insônia, seja no início da noite, seja na interrupção do sono. No entanto, há algumas pessoas que sofrem desta condição de forma crônica e acabam por se acostumar e conformar, apesar dos efeitos negativos que a falta de sono desencadeia em todas as áreas da vida.
Não dormir suficientemente bem altera o humor, a forma de se relacionar com as pessoas, influencia nos processos cognitivos, isto é, atenção, concentração, tomada de decisão e memória, também influencia no funcionamento fisiológico do trato gastrointestinal, sistema nervoso, endócrino, imunológico, enfim, a insônia afeta a vida como um todo.
Na medicina tradicional chinesa, acredita-se que, além da presença de fatores externos que afetam o humor e as emoções, a insônia também pode ser causada por nutrientes insuficientes no corpo, má circulação sanguínea ou possivelmente inconsistências, ou incompatibilidades entre as funções dos órgãos internos relacionados.
O equilíbrio adequado pode ser alcançado usando ervas ou acupuntura.
Por isso, continue a leitura para saber mais sobre este assunto e, principalmente, para entender os benefícios da acupuntura para insônia.
Causas da insônia
Cada indivíduo pode apresentar fatores diferentes entre si, mas a maioria dos casos de insônia envolve o fator da ansiedade, do estresse, traumas infantis, preocupação exacerbada, estas condições contribuem com o estímulo de cortisol e podem inibir a produção do hormônio do sono, a melatonina.
Outros fatores são de teor externo, como o consumo excessivo de cafeína, falta de atividade física, uso de celular ou computador antes da hora de dormir, entre outros.
Tipos de insônia
- Insônia aguda: esse tipo de insônia é de curto prazo e pode durar dias ou semanas. Pode ser causado por estresse, jet lag, ambiente desconfortável e outros fatores externos.
- Insônia crônica: esse tipo de insônia dura um mês ou mais e pode ser causada por condições médicas subjacentes, como depressão, ansiedade ou dor crônica. Também está ligada a fatores de estilo de vida, como trabalhar longas horas, beber muita cafeína e não fazer exercícios suficientes.
Efeitos da insônia
Sintoma | Descrição |
---|---|
Dificuldade em adormecer | Incapacidade de adormecer à noite, apesar de se sentir cansado. |
Despertar durante a noite | Acordar durante a noite e ter dificuldade em voltar a dormir. |
Acordar de madrugada | Acordar muito cedo e não conseguir voltar a dormir. |
Sono não restaurador | Acordar sentindo-se inquieto ou não revigorado apesar de dormir. |
Fadiga diurna | Sensação de cansaço ou falta de energia durante o dia. |
Irritabilidade | Sentimento de raiva, frustração e impaciência. |
Concentração prejudicada | Dificuldade de concentração, foco e permanência na tarefa. |
Mudanças de humor | Experimentar mudanças repentinas nas emoções, como sentir-se deprimido ou ansioso. |
Privação de sono | Não dormir o suficiente ou não dormir por períodos longos o suficiente. |
Perturbação do sono | Interrupções no sono ou dificuldade em permanecer dormindo. |
Visto que os efeitos podem ser altamente negativos e afetam não somente a disposição física, mas também pode desencadear conseqüências de forma holística, por isso a acupuntura para insônia é tão eficaz, isto é, a acupuntura também tem este olhar holístico para o problema e trata-o de forma global.
Como a acupuntura para insônia é eficaz?
As técnicas utilizadas na acupuntura buscam estimular pontos específicos que possuem diferentes funções relacionadas ao sistema nervoso, ajudando na produção de neurotransmissores, ativando fluxo sanguíneo, promovendo relaxamento, veja abaixo os efeitos que a acupuntura para insônia é capaz de promover:
- Aumento dos níveis de endorfina para reduzir o estresse e a dor e promover o relaxamento. As endorfinas são hormônios naturais liberados no corpo durante a acupuntura, que ajudam a reduzir o estresse e criam uma sensação de bem-estar.
- Melhoria da comunicação neural e aumento dos níveis de serotonina para melhorar o humor e reduzir a insônia. A acupuntura ativa o sistema nervoso e aumenta os níveis de serotonina no cérebro, o que ajuda a regular o humor e melhorar o sono.
- Regulação de hormônios para reduzir sintomas de depressão e ansiedade. A acupuntura ajuda a equilibrar os hormônios do corpo, levando a um estado de espírito mais relaxado.
- Melhor circulação sanguínea em todo o corpo, fornecendo oxigênio e nutrientes para o cérebro e órgãos. Isso ajuda a manter o corpo funcionando de maneira ideal e permite uma melhor cicatrização.
- Melhor equilíbrio do sistema nervoso autônomo para um estado mais relaxado. A acupuntura ajuda a regular os sistemas naturais de calma e alerta do corpo, alcançando um estado mais equilibrado.
- Tensão muscular reduzida e flexibilidade articular melhorada. A acupuntura ajuda a relaxar os músculos, reduzindo a tensão muscular e melhorando a flexibilidade das articulações.
- Clareza mental e foco aprimorados. A acupuntura ajuda a limpar a mente, melhorando a clareza e o foco.
- Melhor bem-estar geral. A acupuntura ajuda a promover uma sensação de bem-estar, tanto física quanto mentalmente.
Como funciona a acupuntura para insônia?
É preciso escolher um médico acupunturista qualificado, procure saber se o profissional possui conhecimentos, capacitação e formação específica.
Os sintomas de insônia são raramente tratados com apenas uma visita ao acupunturista. Você provavelmente terá que vir para outras sessões de terapia algumas vezes por semana ou várias vezes durante um determinado período.
A duração de suas sessões depende da natureza de sua insônia.
Pontos de Acupuntura para insônia
A estimulação de certos pontos de acupuntura demonstrou impactar áreas do cérebro conhecidas por reduzir a sensibilidade à dor e ao estresse, além de promover o relaxamento e desativar o cérebro “analítico”, responsável pela insônia e ansiedade.
A acupuntura ajuda a ativar seu sistema parassimpático – em termos leigos, isso significa a parte de “descansar e digerir” do sistema nervoso. Quanto mais seu corpo estiver nesse estado de relaxamento, mais fácil e rápido será adormecer quando você for para a cama.
Em alguns estudos, encontrou-se que a acupuntura poderia:
- Aumentar a secreção noturna de melatonina
- Reduzir a atividade do sistema nervoso simpático (relacionado ao estresse)
- Regular a química do humor do cérebro para ajudar a aumentar o relaxamento
Quantas sessões preciso para tratar insônia?
O tratamento inicial envolve duas a três sessões por semana em um total de 10 sessões. A duração do tratamento depende da gravidade e do estágio da insônia. Por exemplo, a insônia aguda pode exigir um único curso de tratamento realizado ao longo de um mês. A insônia crônica pode exigir mais de um curso de tratamento, enquanto a insônia temporária pode exigir menos de 10 sessões.
Conclusão
O estresse é causado por muitos gatilhos diferentes e afeta a todos de maneira diferente.
Os sintomas que provoca apresentam-se de forma diferente em cada um de nós, mas a insónia é uma das suas manifestações mais comuns. Infelizmente, não podemos fugir do estresse, em vez disso, precisamos aprender a gerenciá-lo.
A melhor maneira que encontrei de fazer isso é usar muitas técnicas diferentes e, quando se trata de gerenciar o estresse e a insônia.
Enquanto outros tratamentos de estresse e insônia podem levar meses para ajudar com os sintomas, a acupuntura pode ter um efeito em poucas semanas para o sono, e em poucos dias para relaxar.
É melhor prevenir a insônia mantendo suas glândulas supra-renais saudáveis antes que haja um problema, portanto, se você estiver tendo problemas para dormir e se sentir estressado, procure um tratamento de acupuntura e sinta os benefícios do relaxamento por si mesmo.