Cada um colhe o que planta: O que se pode tirar de aprendizado

cada um colhe o que planta trabalho

O Comportamento a Longo Prazo

O comportamento é marcado por efeitos a longo, médio e curto prazo em atividades caracterizadas por períodos distintos da vida. Por vezes, não há como medir o impacto e expansão dessas ações que geram contingências no aprendizado e história contumaz de cada ser humano que se aproxima de nós.

A Lei da Ação-Reação

Todavia, é salutar pensar na dimensão dos fatores que ocorrem. Existe uma correlação entre aquilo que vai e aquilo que volta. É a lei da ação-reação.

Especialistas da área da psicologia afirmam que essa teoria subjaz uma série de intenções comportamentais.

Colher e Plantar

Entretanto, nem sempre o ser humano se dá conta desse fenômeno que ocorre naturalmente. Colhe-se o que se planta diariamente por meio de tarefas simples até as mais complexas. Porém, advém analisar o que é possível ter de aprendizado com sabedoria e parcimônia. É como se fosse um presente dado diariamente feito de escolhas totalmente perspicazes.

O ser humano só tem a ganhar com a oportunidade de colher e plantar. Com esforço, paciência, disciplina e persistência são mútuos e contínuos. Não obstante, o trabalho fortalece o bem-estar e a saúde mental estruturado. Dalí provém sementes que evoluirão para novos projetos e se espalharão para outros frutos.

A ação é um ato determinado de determinação focada em um objetivo. Tem-se uma meta ser construída com a possibilidade de reder progresso. A ação sempre terá uma intenção. Já a reação é aquilo que se deseja alcançar.

Descrerência e Conhecimento

Por vezes, essa premissa é colocada em voga. Há pessoas que não acreditam em sua possibilidade de acreditação. A lei do plantio e da colheita é prática e concreta. Se tem pessoas descrentes em sua existência é porque desconhecem sua força e estão desprovidas de conhecimento.

Às vezes, o que ocorre é a afirmativa em um poder mágico e em divindades de que as salvará.

satisfacao trabalho

O conhecimento no ser humano é algo que acompanha a humanidade a tempos. Desde a era Paleolítica, em que o homem vivia em cavernas, ele já sabia que precisava plantar para colher. Então caçava como modo de subsistência. Hoje, em pleno século XXI, o homem precisa trabalhar em casa ou fora para garantir o seu sustento.

Atração Vibracional

Mas, falando de sentimentos e ideias, aquilo que se espalha no universo fica emergindo nele. Se você é uma pessoa que fala de tristezas, chateações, pensamentos de ódio e julgamentos, muito provavelmente você colherá exatamente isso em sua vida. Existe um campo de atração vibracional de sintonia parecida.

Então, ao falar com alguém ou disseminar algo, preste atenção nos hábitos que se tem. Isso pode influenciar a vida.

Pensando que permanecem paradigmas e princípios entre aquilo que precisa ser feito e aquilo que acontece, ter coerência e eficiência são predicados relevantes nos relacionamentos satisfatórios com as pessoas que circulam a vida.

Objetivos Profissionais

Para haver sucesso, o fruto está em como são traçados objetivos profissionais que se opunham a conceitos, popularmente veiculados pela mídia. Tem-se que realizar tarefas que estão contra sua vontade para de almejar o alcance ao sucesso na carreira, como ficar até mais tarde no emprego.

Talvez, outrora de hábitos rotineiros em semear e semear e não cultivar, ou semear e semear e não colher, como jogar 25 anos em jogos de azar e nunca ganhar uma única vez o maior prêmio, a visão sobre a semeadura seja um pouco enviesada. No entanto, trabalhar continua sendo e ocupando um papel solidificador na vida e mente das pessoas. Traz motivação, revela caráter e marca técnicas de relações humanas.

A felicidade é importante e ocorre sempre ao ter uma mudança de contexto. Nada é instantâneo, contudo, ter esse momento é considerável pois, constitui e impulsiona uma transformação qualitativa. Já em condições crônicas de um problema, onde um sintoma agudo tende a se manifestar intermitentemente, quanto maior é a concentração na resolução da questão em doses rápidas de alívio da dor, mais tal atitude piora o quadro a longo prazo por ter caráter permanente.

Dessa forma, alguns especialistas afirmam que os problemas significativos podem ser encarados com pensamentos similares a situação em questão. Para tanto, é preciso olhar de dentro para fora, em um processo longo de crescimento e renovação para o amadurecimento e independência. Não é fácil, por mais que pareça. Há inúmeras pessoas presas em fraquezas pessoais e opiniões alheias, imobilizadas e estagnadas pela irresponsabilidade.

cada um colhe o que planta

O amadurecimento é interdependente e gradual. Paulatinamente a mudança é ascendente. A autoconsciência é outro elemento que nos ajuda a ponderar as coisas e pessoas. Por sua vez, a proatividade é responsável pela iniciativa de fazer com que algo aconteça.

Pesquisas indicam que o ser humano é proativo por natureza, sendo ele capaz de decidir se pode agir assim ou não. A noção de reatividade é bem-vinda, ou seja, a pessoa é afetada pelo meio que habita e retribui na mesma moeda.

Iniciativa é importante

Outro fator importante é ter iniciativa. Quer dizer saber reconhecer a responsabilidade sobre algo que precisa ser concretizado, criando equilíbrio eficaz na vida. Não quer dizer que não haja preocupações ou frustrações, só que isso não determinará o que irá acontecer no futuro.

Por conseguinte, quando se assume erros do passado, consegue-se enxergar pormenores que não havia elucubrado anteriormente. À medida que se assume compromisso com o íntimo, cumprem-se responsabilidades de equilíbrio e crescimento.

Sabe-se que é necessário ter eficácia para colher o que se planta e para tal há 4 pontos:

  • Segurança: representa a identidade e a estabilidade emocional;
  • Sabedoria: é a perspectiva de vida e senso de equilíbrio;
  • Orientação: são os critérios que influenciam decisões e atitudes;
  • Poder: é a energia vital para se conquistar as coisas.

O tempo ocupa a missão urgente de impor a necessidade de aprendizado administrativo. Chama a atenção imediata para a reflexão de que nem tudo acontece na hora e local que se deseja. Assim como, o tempo é uma incógnita na vida de todos, mas uma certeza em certos momentos, é sabido o quanto é correto valorizar seu significado e dualismo.

Aprenda a dizer não!

Há períodos que se precisa saber dizer não e isso faz parte da jornada como pontualidade de um determinante saudável para si e para o outro. Expectativas sempre virão em relação a outras pessoas, mas na verdade isso faz parte apenas.

O mais importante é seguir em frente com os objetivos bem definidos e cultivar a semeadura. Cuidar de tempos em tempos é tarefa árdua, jaz manutenção que requer inteligência com compaixão.

Por último, é complexo dissertar acerca do comportamento humano em tão poucas palavras. Estudiosos se esforçam cada vez mais para compreender esse mecanismo de mudança e ativação cerebral que envolve a atividade pela busca do aprendizado e da colheita. É enriquecedor esse campo para a ciência e tem sido bastante próspero para sociedade.

Pessoas de diferentes culturas, gêneros e idades podem trabalhar suas faculdades mentais atualmente e desenvolver habilidades e além do mais descobrir que é possível, estudar um conteúdo novo ou tão desejado, plantando uma semente que crescerá e poderá dar frutos maravilhosos em sua e na vida de outras pessoas.

Afinal, sonhar é o caminho mais bonito, sincero e fidedigno que se tem para alimentar a energia do corpo e da mente ávida pelo amor da criação de uma ideia a ser lapidada como um diamante que precisa ser esculpido e polido por um longo tempo.

REFERÊNCIAS:

1. COVEY, S. R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, 2017.

Adhila Carlos Oliveira de Espírito

CRP 06/109972
Psicóloga.
Experiência em Triagem, Atendimento e Pesquisa de Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Atuação na Área de Psicologia com Avaliação e/ou Atendimento Psicológico e
Acompanhamento Terapêutico de Alta Complexidade em Equipamentos de Saúde de Nível Terciário ou Autônomo.
Colaboração em Pesquisa Científica de Projetos da Área da Saúde e Atividades Acadêmicas Correlatas, a saber: Medicina Preventiva, Psiquiatria e Psicobiologia.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Adhila Carlos Oliveira de Espírito

Adhila Carlos Oliveira de Espírito

CRP 06/109972
Psicóloga.
Experiência em Triagem, Atendimento e Pesquisa de Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Atuação na Área de Psicologia com Avaliação e/ou Atendimento Psicológico e
Acompanhamento Terapêutico de Alta Complexidade em Equipamentos de Saúde de Nível Terciário ou Autônomo.
Colaboração em Pesquisa Científica de Projetos da Área da Saúde e Atividades Acadêmicas Correlatas, a saber: Medicina Preventiva, Psiquiatria e Psicobiologia.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail