Tem furúnculos, causados por bactérias. É importante salientar que o paciente nunca deve espremer o furúnculo.
Geralmente, essas são tratados com pomadas que contêm antibióticos na sua composição. Os antibióticos ativos costumam ser o nitrofural, bacitracina e neomicina, por exemplo. Essas pomadas ajudam a aliviar a dor e o desconforto.
Confira abaixo mais informações sobre esta doença e os remédios que podem ser utilizados para o tratamento de furúnculos.
No entanto, é importante lembrar que os remédios (cremes e pomadas) para o tratamento de furúnculos devem ser indicados pelo dermatologista ou clinico geral, já que podem causar efeitos secundários.
O que é furúnculo?
É uma infecção de pele caracterizado por caroços avermelhados, endurecidos e quentes. O tamanho varia segundo a profundidade dos tecidos infectados.
Eles podem aparecer em qualquer região do corpo, como virilha, axila, coxa, rosto ou nádegas, apesar de serem mais comuns em regiões que são mais expostas à umidade, pressão e atrito e são cobertas por pêlos.
Geralmente, são causados pelabactéria Staphylococcus aureus, que tem a capacidade de comprometer o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo ao redor.
Os furúnculos podem apresentar complicações em alguns casos, como:
- Quando ocorre ao redor do nariz ou do ouvido, pois essa região é irrigada por vasos que se comunicam com os do cérebro;
- Quando a bactéria se dissemina pela corrente sanguínea e pode atingir órgãos como ossos e coração;
- Quando a bactéria presente no pus eliminado atinge folículos pilossebáceos mais distantes da primeira região afetada e provoca o aparecimento de múltiplas lesões típicas da furunculose;
- Quando a contaminação ocorre sob a pele e os abscessos se desenvolvem em folículos pilosos vizinhos, formando um bloco único e profundo com vários pontos de pus. Esse tipo de lesão localiza-se geralmente na nuca e recebe o nome especial de carbúnculo.
Sintomas
O principal sintoma dos furúnculos é a dor local e sensação de queimação em alguns momentos.
Fatores de risco
Alguns pacientes tem mais chances de apresentarem furúnculo. São elas:
- Diabéticos
- Pacientes HIV positivos
- Usuários de drogas injetáveis
- Pacientes obesos
- Pessoas com imunidade baixa
Diagnóstico
Para fazer o diagnóstico correto de furúnculo o paciente precisa passar por um exame dermatológico clínico.
Em alguns casos, será necessário realizar exames laboratoriais de cultura para verificar qual a bactéria é a causadora da infecção.
Tratamento – quais remédios?
A primeira coisa que o paciente precisa saber é que nunca deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica.
Após avaliação clínica, o dermatologista poderá indicar o remédio mais indicado para o caso.
Confira abaixo alguns medicamentos utilizados no tratamento de furúnculo:
1. Nitrofural
O nitrofural é uma pomada antibiótica indicada para o tratamento de diversas infecções na pele, incluindo furúnculos. Esse componente ativo pode ser encontrada nas drogaria com o nome comercial Furacin, e somente pode ser comprado mediante apresentação de receita médica.
2. Bacitracina e neomicina
A bacitracina e a neomicina são antibióticos indicados para tratar infecções da pele. Além de ser utilizada após cirurgias, queimaduras, ela pode ser utilizada para o tratamento de furúnculo.
3. Mupirocina
A mupirocina é uma poamada antibiótica. Ela pode ser utilizada para tratar infecções da pele, como impetigo, foliculite e também furúnculos, causados pelas bactérias Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus beta-hemolíticos.
O nome comercial desse composto é Bactroban e somente pode ser comprada mediante apresentação da prescrição médica.
4. Gentamicina
Outra pomada indicada para o tratamento de furúnculos é a gentamicina. Ela também é uma pomada antibiótica associada a um corticóide, o dipropionato de betametasona.
Além de agir contra as bactérias causadoras do furúnculo, esse antibiótico tem ação contra os agentes infecciosos causadores de infecção como impetigo, foliculite, pioderma gangrenoso e furunculose.
Recomendações
É importante mencionar que, além dos remédios, o paciente deve se atentar a outras ações no dia a dia para ajudar a acelerar o tratamento do furúnculo.
- Manter as mãos sempre limpas e cuidadosamente lavadas. Entre todas, essa é a medida mais eficaz para prevenir a manifestação de furúnculos ou sua recorrência;
- Evitar as roupas muito justas e as de tecido sintético que dificultam a evaporação do suor, uma vez que atrito e umidade favorecem a ocorrência de lesões da pele;
- Manter a higiene corporal em e dia e trocar as roupas de uso pessoal e de cama, banho regularmente, porque elas podem ser veículos para transmitir a infecção;
- Não coçar o local da lesão para não correr o risco de espalhar a infecção para outras áreas do corpo.