Aparelho de micro biopsia oferece boas perspectivas para diagnostico de câncer de pele

Um novo dispositivo de micro biópsia de pele desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Queensland pode mudar a forma como os cânceres de pele são diagnosticados.

A tecnologia foi inventada por pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa em Dermatologia da Faculdade de Medicina da UQ, dentre eles os professor H. Peter Soyer e Tarl Prow (agora atuante na University of South Australia).

As biópsias são comumente realizadas para diagnosticar suspeitas de câncer de pele e doenças inflamatórias da pele, em um processo baseado na histopatologia de rotina para interpretação diagnóstica.

O dispositivo de micro biópsia que está sendo desenvolvido é relativamente indolor e deixa um pequeno local de punção na pele que cicatriza em dias. Ele  é capaz de realizar a coleta de amostras de tecido com menos de 0,5 mm de diâmetro .

“As biópsias de pele convencionais geralmente têm 2-4 mm de diâmetro, o que significa que é necessário anestesia local e uma ou duas suturas necessárias para fechar a ferida”, explica o professor Soyer.

Skin Cancer News - Dermatology | MedPage Today

NOVO APARELHO

O dispositivo de micro biópsia menos invasivo também permitiria aos dermatologistas monitorar melhor a progressão de suspeitas de câncer de pele e outras condições de pele ao longo do tempo, sem a necessidade de biópsias convencionais mais invasivas.

O novo aparelho também permite que os médicos analisem o perfil molecular de um câncer de pele potencial ou uma condição inflamatória da pele, o que é significativo porque abre as portas para o perfil de biomarcadores – e isso melhora drasticamente as informações de diagnóstico para os médicos e, no futuro, poderá levar a tratamentos de medicina personalizada.

LICENCIAMENTO

Peter Soyer

A nova tecnologia de micro biópsia será licenciada para a Trajan Scientific and Medical, com sede em Melbourne, em um acordo fechado pela empresa de comercialização da UQ, UniQuest. Logo em seguida passará para a etapa de desenvolvimento do produto final.

O desenvolvimento do equipamento é fruto de parceria anunciada entre a UniQuest e a Trajan em 2017, de onde deverá surgir também o contrato para licenciamento do equipamento.

Desde que os resultados do estudo foram divulgados, o dispositivo de micro biópsia já vem sendo procurado por instituições de pesquisa de todo o mundo que investigam uma variedade de condições da pele, bem como empresas de cosméticos e dermatologia.

Leandro Pessoa Dantas da Silva

Jornalista e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Leandro Pessoa Dantas da Silva

Leandro Pessoa Dantas da Silva

Jornalista e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail