A Blefaroplastia visa remover o excesso de pele nas pálpebras inferiores e/ou superiores, bem como a retirada de gordura e reposicionamento correto das pálpebras, diminuindo a aparência cansada e envelhecida.
Por essa razão, é muito comum mulheres com mais de 50 anos recorrerem a essa cirurgia para tratar os sinais de envelhecimento que afetam a área dos olhos.
Embora muitas mulheres possam sentir resistência ao optar por realizar a cirurgia, a blefaroplastia pode ser uma solução eficaz para restaurar a aparência e a saúde da região palpebral.
A intenção deste artigo é destacar a importância deste tipo de procedimento para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O que é Blefaroplastia?
A Blefaroplastia é uma cirurgia plástica que remove pele e gordura em excesso nas pálpebras.
Ela é indicada em mulheres e homens incomodados esteticamente pela aparência de cansaço e tristeza na região dos olhos ou funcionalmente pela redução do campo de visão pela sombra que esse excesso de pele pode causar.
Indicações de Blefaroplastia |
---|
Remoção do excesso de pele nas pálpebras inferiores e/ou superiores |
Remoção de gordura e reposicionamento correto das pálpebras |
Diminuir a aparência cansada e envelhecida |
Melhorar a qualidade de vida dos pacientes |
Tipos de Cirurgia
Realizamos a Blefaroplastia das pálpebras superiores quando a pessoa se queixa de não poder mais se maquiar (afinal a maquiagem não aparece), ou de outras pessoas a indagarem sobre a aparência de cansaço e tristeza, ou ainda por atrapalhar a visão.
Quando a queixa é de pele da pálpebra debaixo muito craquelada com bolsas de gordura que parecem um inchaço de noite mal dormida, daí a indicação é a Blefaroplastia das pálpebras inferiores.
É possível também realizar a cirurgia das quatro pálpebras no mesmo momento.
Algumas técnicas cirúrgicas podem se somar à Blefaroplastia para melhorar características anatômicas ou do envelhecimento. Um exemplo é o canto externo dos olhos que vai caindo com a idade em razão da flacidez da pele.
Nesse caso é interessante associar a cantoplastia, na qual esse canto lateral dos olhos é erguido para cima, trazendo uma firmeza mais jovial para o olhar.
Outra opção é associá-la ao lifting das sobrancelhas para quem as tem caídas, sem o belo e característico arqueamento feminino.
Como a cirurgia é realizada? Quanto tempo dura o procedimento?
A cirurgia de Blefaroplastia é realizada na segurança da infraestrutura do hospital e pode demorar de 1h a 2h dependendo de qual técnica será utilizada.
Benefícios da Blefaroplastia
Atendo senhoras que relatam uma vida de muita luta e doação completa de vida para suas famílias e acabam por se esvaziar de amor à si próprias, entristecendo-se. Em algum momento elas olham para si e não mais reconhecem beleza nelas mesmas.
É lindo e emocionante observá-las ganhando força e confiança, de dentro para fora (quando decidem por realizar a cirurgia) e depois de fora para dentro (pelo resultado alcançado)! Posso dizer que é uma cirurgia que vai muito além da estética, pois transforma vidas e restaura almas.
Benefícios da Blefaroplastia |
---|
Melhorar a aparência do olhar |
Eliminar a flacidez e as olheiras |
Diminuição do envelhecimento precoce |
Aumento da autoestima |
Cuidados pré e pós-operatórios
Para o maior conforto das pacientes é recomendada que a cirurgia aconteça mediate anestesia local e sedação. Neste caso, é necessário fazer exames pré-operatórios que incluem o risco cirúrgico.
O pós-operatório requer alguns cuidados como a utilização de compressas geladas e medicações para melhora da cicatrização e menor risco de infecção, afastamento profissional e de atividade físicas e não poder se expôr ao Sol por 3 meses.
Após a cirurgia, alguns pacientes podem apresentar inchaços ou uma sensação de “areia” nos olhos, mas esses sintomas geralmente desaparecem dentro de alguns dias.