Já começo aqui afirmando: Ao contrário do que muitos pensam, a banana não engorda!
Cheia de nutrientes, a banana pode ser encontrada em todas as estações do ano e tem um preço bem acessível.
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um brasileiro consome aproximadamente 25 kg de banana por ano, fazendo dela uma das frutas mais consumidas por aqui.
É uma fruta excelente e prática para comer in natura, com um sabor adocicado bem característico, e além disso fica uma delícia em receitas doces e salgadas.
Então vamos conhecer mais sobre essa fruta.
Banana – fruta de baixas calorias
A banana é uma fruta de baixas calorias. Há cerca de 105 calorias em uma banana média madura. O mito de que a banana engorda vem do fato de maioria dessas calorias serem provenientes de carboidratos e, por isso, as pessoas acham que seu consumo atrapalha a dieta.
Ela é sim mais rica em carboidratos se comparada a outras frutas. Desses carboidratos, até 90% é de sacarose e 7% de amido.
Por conta disso também a fruta tem um alto índice glicêmico: a sacarose é formada por glicose, que tem a absorção no sangue é muito mais rápida, produzindo um aumento rápido de açúcar na corrente sanguínea.
Mas isso não faz dela um vilão da dieta. Tudo depende da forma como ela é consumida, e a quantidade.
Uma banana pode conter os seguintes nutrientes:
- Vitamina C
- Antioxidantes
- Fibra dietética
- Potássio
- Cálcio
- Ferro
- Polifenóis
- Açúcares naturais
- Carotenoides
- Flavonoides
- Manganês
- Magnésio
- Fósforo
Banana e carboidratos
Se consumida um pouco mais verde, essa quantidade de carboidratos se inverte: 80% seria de amido e apenas 8% de sacarose, o que promoveria uma liberação de energia de forma frequente para corrente sanguínea, sem causar um pico muito alto.
Apesar da banana ser um pouco mais calórica também que outras frutas, como abacaxi e morango, por exemplo, ela é rica em proteínas e fibras. Essas fibras são capazes de desacelerar o esvaziamento gástrico, trazendo, consequentemente, uma sensação de saciedade.
As fibras pectina e amido resistente presentes na banana ajudam também a regular os níveis de açúcar no sangue. Se combinada a farináceos ricos em fibras, como chia ou aveia, o consumo da banana se torna uma peça chave no processo perda de peso ou no emagrecimento.
Por conter frutooligossacarídeos, açúcares prebióticos não-calóricos (os chamados amido resistente), que ajudam na digestão e absorção de nutrientes essenciais como cálcio e magnésio, a banana ajuda no fortalecimento dos ossos e melhora a densidade óssea no corpo, principalmente se ingerida um pouco mais verde.
Banana – repositor de energia
Você que é acostumado a assistir transmissões esportivas, como vôlei e futebol, já deve ter visto os atletas comendo banana nos intervalos dos jogos. Isso acontece porque ela é um excelente repositor de carboidratos e energia durante e após treinos e provas.
Além disso, seu consumo melhora o desempenho durante o exercício, pois contém sais minerais como potássio, magnésio e fósforo, por isso é uma das frutas mais consumidas pelos atletas.
Devido ao potássio presente em altas concentrações, a banana ajuda ainda na regulação dos batimentos cardíacos e garante o funcionamento dos músculos e nervos do corpo.
Banana na prevenção de câimbra
Associado ao fato de ser uma fonte de energia rápida com uma boa hidratação, ela pode diminuir o risco de cãibra, pois o músculo recebe uma boa fonte de energia.
Como o corpo não armazena o potássio por muito tempo, comer uma banana antes do treino fará com que os níveis nutricionais se mantenham elevados. Por esse motivo, a banana é uma excelente opção de pré-treino, principalmente para aqueles que treinam no período da manhã.
Também pode ajudar na otimização e qualidade na execução do exercício, pois observa-se uma melhora na contração muscular, devido a ter boas quantidades também de cálcio e magnésio.
O potássio ainda é responsável por controlar os efeitos do sódio no organismo e, por isso, ajuda no combate à hipertensão, um dos fatores de risco para infarto e doenças cardíacas.
Tabela: alguns dos benefícios das bananas:
Benefício | Explicação |
---|---|
Rica em Potássio | As bananas são uma boa fonte de potássio, importante para manter a pressão arterial saudável. |
Rico em antioxidantes | As bananas contêm antioxidantes que podem ajudar a proteger as células contra danos. |
Pode ajudar na perda de peso | Comer bananas pode ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo, o que pode ajudar nos esforços de perda de peso. |
Pode melhorar a digestão | As bananas são uma boa fonte de fibras, que podem ajudar a melhorar a digestão e promover a regularidade. |
Pode apoiar a saúde do coração | O potássio nas bananas pode ajudar a apoiar a saúde do coração, regulando os batimentos cardíacos. |
Pode aumentar a energia e o humor | As bananas são uma boa fonte de açúcares naturais que podem fornecer um rápido aumento de energia. |
Observe que esta tabela é apenas para fins informativos e não pretende ser um conselho médico. Consulte um profissional de saúde antes de fazer qualquer alteração em sua dieta.
Outros minerais e vitaminas presentes na Banana
É uma fruta rica também em manganês, magnésio, fósforo, triptofano, vitaminas A, B6 e C, promovendo grandes benefícios para nossa saúde física e mental.
Esses nutrientes interferem positivamente na flora intestinal, tornando a banana um poderoso antioxidante que contribui com o equilíbrio sistema imunológico.
A vitamina B6 é capaz ainda de estimular a criação – ou síntese – de novas células.
O triptofano é um aminoácido essencial para a produção de serotonina, o chamado hormônio da felicidade. O trio triptofano + potássio + vitamina B6 é fundamental para a manutenção de um sono de qualidade.
A banana contém vários compostos fenólicos, como ácido gálico, catequina, epicatequina, taninos e antocianinas, tanto na polpa comestível quanto na casca.
A banana contém ainda grandes quantidades de compostos fenólicos totais e flavonoides. Essas substâncias são consideradas antioxidantes, capazes de exercer efeitos preventivos em distúrbios fisiológicos no organismo.
Depois de saber de todos esses benefícios, não justifica mais achar que a banana engorda, não é mesmo?