Olheiras podem ocorrer por vários motivos e pode afetar homens e mulheres.
A fadiga é comumente considerada a principal causa das olheiras e, embora o cansaço embote toda a tez, exacerbando a aparência das olheiras, não é a causa principal das olheiras.
Idade, genética, esforço ocular repetitivo e alergias sazonais também podem indicar uma tendência a escurecer sob os olhos, onde a hiperpigmentação é principalmente a causa de qualquer olheira mais escura do que o normal.
O envelhecimento faz com que a pele sob os olhos fique mais fina, tornando as veias e os vasos sanguíneos abaixo mais visíveis.
Causas de olheiras sob os olhos
As olheiras são causadas pela genética, envelhecimento, problemas médicos e más escolhas de estilo de vida. Você não pode mudar sua genética; portanto, se ela estiver presente em sua família, provavelmente você a desenvolverá. Você pode estar propenso a desenvolver pele fina na área ou excesso de pigmentação da pele.
1. Flacidez / envelhecimento
O envelhecimento propicia uma olheira mais profunda por causa da sustentação da região e a herniação de gordura que formam bolsas nas pálpebras inferiores.
No entanto, a verdade é que elas podem ser tratadas com uma variedade oferecida por produtos cosméticos, procedimentos estéticos, preenchimento de ácido hialurônico.
Entretanto, a cirurgia de Blefaroplastia é o tratamento de resultado mais satisfatório e duradouro.
2. Fatores genéticos
Genes herdados pelos pais podem favorecer diversas características das olheiras, tanto ao nível de coloração escura ou avermelhada, quanto de flacidez e propensão à bolsas de gordura.
3. Falta de hidratação
A pele das pálpebras é a mais fina do organismo e com o processo natural de envelhecimento da região ao redor dos olhos precisa de um reforço na hidratação por ser um local que é propenso a rugas.
A recomendação é usar dermocosméticos que tenham hidratantes que estimulem a migração de água para pele, como o ácido hialurônico.
4. Insônia
As pessoas quando nos veem com olheiras já perguntam se estamos dormindo bem não é mesmo? O cansaço de noites mal dormidas promove o envelhecimento da pele.
A melatonina, hormônio do sono, tem efeito antioxidante e na qualidade do sono. Sem a ação da melatonina ocorre o comprometimento do processo regenerativo da pele.
A pessoa que não consegue dormir ou que dorme menos que 8 horas, que é duração recomendada para ter uma noite de sono saudável, fica com o cortisol, conhecido como “hormônio do stress”, ativado.
Isso diminui consideravelmente a produção de colágeno, uma substância natural que promove maior qualidade à nossa pele.
5. Tabagismo
Pessoas que fumam são propensas a terem olheiras vasculares cuja coloração é arroxeada ou avermelhada pela dilatação dos vasos sanguíneos causada pela má circulação.
Além disso, durante o ato de fumar ocorre retenção de líquidos, deixando a olheira mais protuberante. O tratamento indicado é luz pulsada, laser, drenagem linfática.
O tabagismo também acelera o envelhecimento e flacidez da pele, logo, e em alguns casos é indicada a cirurgia de Blefaroplastia inferior para a remoção das bolsas de gordura e pele flácida.
6. Exposição ao sol
Um grande vilão para potencializar as olheiras, altas temperaturas podem piorar ainda mais estas áreas escuras dos olhos.
No verão é muito comum as olheiras ficarem mais evidentes e hiperpigmentadas. A proteção solar é indispensável, incluindo na região das pálpebras e olheiras.
Abuse também dos óculos escuros com proteção UVA e UVB e chapéus cujo tecido também tenha esta proteção ultravioleta.
Os tratamentos podem ser: laser, peeling, despigmentantes e dermocosméticos.
Sintomas de Olheiras
- Hiperpigmentação sob os olhos
- Olhos inchados
- Incapacidade de dormir o suficiente
- Pele fina sob os olhos
- Vasos sanguíneos aumentados e visíveis
- Pele sem brilho
Quem corre o risco de ter olheiras?
Certas pessoas são mais suscetíveis a desenvolver olheiras, como aquelas com histórico familiar de olheiras, pessoas mais idosas ou pessoas com mais pigmento natural na pele.
Infelizmente, não há como impedir a formação de olheiras. Você pode retardar o aparecimento cuidando adequadamente de você e de sua pele.
Tratamentos caseiros
Embora não haja cura para as olheiras, existem alguns tratamentos caseiros e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a diminuir sua aparência.
Compressas Frias | Pode encolher os vasos sanguíneos dilatados |
Dormir bastante | Permite que seu corpo tenha tempo para restaurar o fluxo sanguíneo adequado e reparar os danos nos tecidos. |
Hidratação adequada | Restaura o volume ao tecido na área. |
Use vários travesseiros | Elevar a cabeça com travesseiros ajudará a eliminar o excesso de líquido na área. |
Protetor solar e óculos de sol | Usar protetor solar e óculos de sol diariamente protege a área dos danos causados pelos raios UV e do escurecimento da pele. |
Tratamentos para olheiras
Tratamentos que podem ajudar incluem:
Tratamentos a laser: podem ajudar a tratar o excesso de melanina e promover a produção de colágeno, resultando em olhos mais brilhantes.
Peelings químicos: Muitas vezes, o tratamento ideal para tratar a hiperpigmentação, um peeling químico pode ser a chave para diminuir o escurecimento das olheiras. Peelings mais suaves podem funcionar bem, pois peelings profundos podem danificar a pele delicada. Isso pode piorar as olheiras.
Injetáveis: Preenchimentos dérmicos lacrimais são uma opção popular que pode ajudar a repor o volume nas áreas ocas ao redor dos olhos responsáveis por criar sombras escuras.
Cirurgia cosmética: se você tiver pálpebras escuras e opacas, isso pode enfatizar a aparência de olheiras. A blefaroplastia pode ser útil. O procedimento remove o excesso de pele ou gordura das pálpebras.
Conclusão
Embora olheiras não sejam graves, podem afetar sua autoestima e afetar sua qualidade de vida.
Se as olheiras estiverem incomodando, consulte seu médico para determinar a causa. Muitas causas são tratáveis e diminuirão sua aparência.
Se não houver causas tratáveis, seu médico poderá ajudá-lo a determinar qual tratamento é melhor para você.
Perguntas Frequentes
Olheiras vão desaparecer com o tempo?
Dependendo da causa de seus olhos escuros, as olheiras podem parecer menos proeminentes, no entanto, é mais provável que as sombras escuras piorem do que melhorem com o tempo. A melhor maneira de reduzi-los significativamente é fazer tratamentos profissionais e tomar medidas preventivas.