O chá de alecrim é uma das bebidas mais usadas pelos mais velhos para fortalecer a saúde e eliminar o inchaço do corpo.
Com um aroma e sabor único, a bebida é muito apreciada e libera todos os compostos bioativos do alecrim no organismo.
Entretanto, será que o chá de alecrim pode fazer mal para o coração ou é apenas mais uma fake news da alimentação?
Por isso, saiba mais sobre os benefícios do chá de alecrim e veja como prepará-lo no decorrer deste artigo.
Mentira: Chá de alecrim não faz mal para o coração
O alecrim é rico em um composto chamado ácido carnósico, que possui uma intensa atividade antioxidante, ou seja, tem a capacidade de proteger todas as células, incluindo as do coração.
Além disso, contém ácido rosmarínico, que atua fortemente na desintoxicação e no combate à inflamação.
Sendo assim, o chá de alecrim é um aliado do coração, onde aumenta a circulação no entorno dos vasos e artérias cardíacas.
Portanto, chá de alecrim faz bem para o coração e pode ser tomado sem ressalvas até mesmo por pacientes cardíacos.
Veja agora outros benefícios do chá de alecrim para o organismo:
Previne o Alzheimer
O alecrim possui uma ação anti-inflamatória importantíssima na redução da inflamação das sinapses nervosas e demais células do sistema nervoso central.
Dessa forma, ele é eficiente na proteção contra qualquer dano na comunicação cerebral, o que deixa claro que seu uso previne doenças como Alzheimer e tumores no cérebro.
Evita o câncer
Como toda substância antioxidante, o chá de alecrim evita que os radicais livres sejam formados em quantias elevadas, o que fortalece o organismo contra vários tipos de câncer.
Nesse sentido, o chá de alecrim é indicado para qualquer pessoa, mas principalmente para aquelas que possuem genética favorável para alguns tipos de câncer como forma alternativa de prevenção.
Elimina o inchaço
O alecrim é um poderoso diurético natural, ou seja, elimina o excesso de líquidos, mesmo quando consumido apenas com água.
Além de combater a retenção líquida, ele consegue expulsar toxinas e corpos estranhos que podem estar na corrente sanguínea.
Controla a pressão arterial
O chá de alecrim produz um efeito hipotensor no organismo, já que ele contém uma enzima, a angiotensina, que tem a propriedade de regular a pressão sanguínea.
Portanto, também pode ser utilizado por pessoas que apresentam problemas de pressão alta, como forma de controle da doença.
Outros benefícios
Além dos benefícios já citados, o chá de alecrim também pode ser usado para melhorar a memória, combater a insônia, fortalecer a saúde da pele e dos cabelos e fornecer mais disposição para o dia seguinte.
Como fazer chá de alecrim do jeito certo
Ferva 1 litro de água filtrada e acrescente 30 gramas de ramos de alecrim, deixando repousar por 5 minutos, sempre tapado.
Se preferir também pode acrescentar folhas de louro ou gotas de limão no preparo da bebida para dar mais sabor.
Tome de 3 a 4 xícaras ao longo do dia, sem uso de açúcar ou adoçante, evite tomar mais do que meio litro da bebida por dia.