O uso da internet, seja através de computadores, celulares, tablets ou outros dispositivos eletrônicos, é algo que cresce ano a ano. Entretanto, tal crescimento muitas vezes deixa de fora uma parcela da população, como os deficientes visuais, uma vez que boa parte do que se tem na internet é transmitido visualmente.
Assim, a inclusão digital de cegos é algo de grande importância, pois ajuda não só com a integração à sociedade, mas também possibilita o uso de ferramentas que tornam o dia a dia mais fácil para essas pessoas.
CEGUEIRA E DEFICIÊNCIA VISUAL
A deficiência visual é um espectro de problemas que atingem a visão, e podem ter variados graus de acometimento. Assim, temos pessoas com problemas leves, que podem ser tratados cirurgicamente ou com o uso de lentes corretivas, até os casos de cegueira total.
Da mesma forma, as causas também são bastante diversas, e podem incluir:
- Glaucoma;
- Acidentes;
- Degeneração macular relacionada à idade;
- Catarata;
- Retinopatia diabética;
- Defeitos congênitos.
Essa variedade de causas e de graus de deficiência visual fazem da inclusão digital algo de extrema importância, dada a alta prevalência desses problemas.
O QUE É A INCLUSÃO DIGITAL?
A inclusão digital é o processo de disseminação do uso de ferramentas digitais, de forma a aumentar o acesso à informação, tecnologias, serviços e diferentes formas de comunicação.
Além disso, esse processo também ajuda a simplificar à rotina das pessoas, já que boa parte do mundo agora inclui de alguma forma o uso da internet e de aplicativos.
COMO ISSO AFETA A QUALIDADE DE VIDA DE DEFICIENTES VISUAIS?
A inclusão digital é algo que pode melhorar bastante a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual, uma vez que abre as portas para uma série de programas e aplicativos que podem facilitar as atividades do dia a dia.
Além disso, ter acesso a informações, entretenimento e formas alternativas de comunicação também contribuem para melhorar a autoestima, as relações pessoais e as possibilidades de trabalho e estudo.
DIFICULDADES PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE CEGOS
Esse processo pode ser algo difícil para boa parte das pessoas, devido a alguns entraves encontrados, como:
- Falta de acesso à internet;
- Preço de dispositivos eletrônicos;
- Falta de adaptação de conteúdo para leitores de tela;
- Falta de acessibilidade de sites e aplicativos.
Assim, muitos esforços ainda precisam ser feitos para melhorar a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, incluindo incentivos estatais e a mudança da mentalidade de criadores de conteúdo e desenvolvedores de aplicativos.
Mas já é possível notar alguns sinais de melhora, como uma maior conscientização da necessidade de audiodescrição de filmes e séries, descrições de imagens e a melhora da acessibilidade de sites.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Campêlo RA, M. Júnior JAF, Tabosa MM, Carneiro AH. Inclusão digital de Deficientes Visuais: O uso da Tecnologia Assistiva em Redes Sociais online e Celulares. Anais do Computer on the Beach, pp. 109-118