O desenvolvimento motor dos bebês e crianças pode ser influenciado pelo ambiente da criança, além da cognição. Conforme estudo da Revista Fisioterapia e Pesquisa demonstrou que é uma tendência, os locais ricos em estímulos podem minimizar os efeitos da vulnerabilidade biológica.
Nos ambientes com oportunidades restritas, pode potencializar os riscos de atrasos no desenvolvimento. A cognição pode ser compreendida de forma simples, pela ativação simultânea de áreas cognitivas ou pelas ações motoras da criança.
Influência do desenvolvimento motor
Espaço
Nos fatores ambientais, o interior da casa e seus arredores são os primeiros locais vivenciados pela criança. O espaço disponível é fator para o desenvolvimento motor. Com isto garante a possibilidade de se mover e ainda estimula o comportamento exploratório, ou seja, conhecimento dos ambientes que tem acesso.
Mas para o progresso é importante ter brinquedos disponíveis no ambiente. A ideia é utilizar acessórios que sejam apropriados e estimulam novas e variadas ações motoras para desenvolvimento das habilidades.
Escolaridade
No estudo, também foi apresentado que os níveis baixos de escolaridade dos pais influenciam no desenvolvimento infantil. Diante disso, a escolaridade pode interferir no cuidado, inclusive a organização do ambiente e nas oportunidades motoras disponibilizadas.
Idade do pai
Entre os fatores, os filhos de pais jovens também possui pouco desenvolvimento. Com poucas oportunidades de interação entre ambos, pode impactar no desenvolvimento infantil. Neste caso a falta de conhecimento e insegurança pode atrapalhar.
Renda da família
Existe também uma maior incidência de atrasos em crianças de famílias desfavorecida, já que apresentam menor disponibilidade de espaço físico, de brinquedos e tempo de interação.
Aleitamento materno
Os bebês aleitados por mais tempo possui superioridade no desenvolvimento cognitivo. É importante a nutrição, além da interação entre mãe e bebê.
O indicado é que ocorra o aleitamento no mínimo de seis meses para prevenir condições de atrasos.
Escola
As crianças com oportunidade de escolas ou creche pode garantir o desenvolvimento superior. Através da escola é possível garantir tarefas variadas.
Desenvolvimento infantil
No geral, foi observado que os fatores ambientais influenciam, no entanto, os pais são capazes de criar um ambiente que permite estimular seus estímulos.
No entanto, para atender as necessidades dos filhos é preciso ter um tempo de interação entre ambos. Para os pais que possuem dúvidas, a alternativa é procurar programas de educação parental. Isto permite orientar os pais sobre as atividades adequadas, inclusive a forma de garantir o desenvolvimento motor da sua criança.
Com isto o uso de brinquedos e materiais para adaptação, assim como um ambiente domiciliar pode aumentar as trajetórias de desenvolvimento.
Concluímos que este desenvolvimento ocorre quando existe a mudança de elementos, inclusive das ações. Em todo caso, os objetivos vão ser alcançados se tiver estratégias de articulação e harmonia entre todos participantes.
As experiências motoras precisam ser apresentadas no dia a dia para que ocorra o desenvolvimento, mas em caso de dúvida os pais precisam conversar com seu pediatra ou outro profissional de saúde que acompanhe a criança para esclarecimentos. Se preciso, fazer o encaminhamento para uma avaliação fisioterapêutica mais detalhada.