Comece o ano novo com relacionamentos saudáveis

amizade relacionamento

Muitas vezes sentimos a mudança de ano como uma chance de recomeçar, então aqui estão algumas dicas de como começar o ano com relacionamentos saudáveis.


Relacionamentos saudáveis

relacionamento negocios

Somos seres sociais, e cada vez mais especialistas atestam a importância da convivência e de bons relacionamentos para a vida e bem estar das pessoas.

Cultivar relacionamentos saudáveis com as pessoas à sua volta, tanto com seus vizinhos, familiares, amigos ou companheiro (a), pode trazer impactos expressivos na nossa saúde tanto física quanto mental.

Um estudo realizado em Harvard provou, após mais de 80 anos de pesquisa, que mais do que razões monetárias ou relacionadas a sensações de poder, são na verdade os relacionamentos sociais os que mais proporcionam sensações de felicidade e alegria nas pessoas. Podendo até mesmo aumentar a expectativa de vida e reduzir as chances de problemas de saúde físicos e cognitivos.

Inclusive, a sensação de felicidade que sentimos quando passamos algum tempo de qualidade com pessoas que amamos tem nome e explicação fisiológica. Isso acontece devido a liberação de oxitocinas, também conhecida como sendo o hormônio do amor.

Quando temos estes momentos de conexão e lazer com outras pessoas, principalmente se tratando de pessoas com as quais cultivamos afetos e que amamos, nosso cérebro libera certas quantidades de oxitocina, fazendo com que experienciemos uma sensação de calma, tranquilidade, felicidade e segurança.

A oxitocina pode ainda ajudar em diversas funções corporais e cotidianas, como na indução do sono, na redução dos níveis de estresse (cortisol) e no aumento do prazer sexual.

Além disso, alguns estudos recentes comprovam que a liberação de oxitocina pode até mesmo nos ajudar na socialização. Um estudo comportamental com camundongos provou que aqueles que tinham a liberação de oxitocinas interrompidas, tinham decaimentos em funções de sociabilidade com os outros camundongos.


Momento de recomeçar

relacionamento saudavel

É bem comum que junto com a época de fim de ano, as pessoas comecem a sentir vontade de fazer mudanças e repensar alguns padrões.

Afinal de contas, costuma ser sempre nesta virada de ano que temos tempo para pararmos um pouco, refletimos sobre o ano que passou e nos preparamos para o ano que está chegando. Fazemos metas, imaginamos onde queremos estar em um espaço de um ano e tudo que gostaríamos de fazer nos próximos 365 dias que temos à frente deste novo capítulo.

Muitas vezes, as metas que pensamos e até mesmo colocamos no papel envolvem relacionamentos e relações, sejam amorosas ou até mesmo de amizade e com familiares. E como vimos anteriormente, cultivar relações saudáveis pode ser um ótimo negócio para se tornar uma pessoa mais feliz e até mesmo mais saudável.

Então, para te ajudar no ano que começa, aqui vão algumas dicas de como começar o ano com relacionamentos saudáveis:


1 – Comece com você mesmo:

Às vezes esquecemos que o primeiro passo para melhorar os relacionamentos que temos em nossas vidas, muitas vezes começa com nós mesmos.

Portanto, tire um tempo para pensar na maneira que você se tratou no último ano. Você foi gentil com si mesmo? Fez escolhas e tomou decisões que te fizeram bem?

Depois, avalie como você anda agindo e se comunicando. Avalie se você vem cumprindo com sua palavra com as pessoas a sua volta, se preocupando e perguntando como as pessoas estão, e se pergunte se no geral, você vem tratando os outros como gostaria de ser tratado.

Às vezes algumas poucas palavras de apoio e suporte já fazem mais do que podemos imaginar, mas de nada adianta tentar nutrir nossos relacionamentos se não estivermos bem por dentro.

Portanto não se esqueça: o relacionamento mais importante e que dita como suas relações interpessoais irão se suceder, é sua relação consigo mesmo.


2 – Depois, tente trabalhar nos relacionamentos dentro de casa:

Muitas vezes acabamos negligenciando nossos relacionamentos familiares. Principalmente por acharmos que são pessoas que já nos amam ou que já nos conhecem a muito tempo.

Mas é sempre interessante dar uma atenção para estas relações. Passar um tempo com a família, trazer para perto aquele primo, tio, tia, enteado que você adora mas não conversa a um tempo.

É importante também cuidarmos das relações com as pessoas da nossa família que vemos ou conversamos todos os dias. Refletir um pouco como andam estes relacionamentos, se estão precisando de um tempo de qualidade juntos, ou até mesmo um pouco mais de carinho e paciência.

O fim do ano e as festas desta época são um excelente momento para rever e cuidar das relações familiares.


3 – E as amizades, como estão?

Por último, mas com certeza não menos importantes, as amizades são sempre um ponto importante quando falamos de relacionamentos.

Muitas vezes acabam se tornando um porto seguro e uma estrutura de conselhos e proximidade muito importante em nossas vidas.

Portanto, tire um tempo neste início de ano para checar como estão seus amigos. Rever se são amizades verdadeiras e se realmente se tratam de pessoas que te querem bem, pode ajudar e muito na hora de manter relacionamentos saudáveis.


Metas alcançáveis

amizade relacionamento

É importante também, que na hora de criarmos nossas metas, tenhamos os pés no chão, até mesmo para criar metas alcançáveis e que não irão nos frustrar ao longo do ano.

Portanto, comece aos poucos. Dificilmente você irá transformar todas suas relações da noite para o dia. Acredite no seu potencial de cultivar boas relações saudáveis e se empenhe nas pequenas ações e momentos do dia a dia, e pouco a pouco irá começar a ver algumas diferenças.

Pode ser que comunicar esta decisão ou meta com as pessoas a sua volta te ajude. Tente conversar sobre o assunto com amigos próximos ou até mesmo pessoas da sua família e colegas, talvez mais alguém também esteja buscando cultivar melhor suas relações e acabe entrando nessa com você.

Só de tirar um tempo para pensar sobre o assunto e tentar observar suas próprias ações dentro das relações já demonstra um grande passo para construir relacionamentos positivos, de forma que você provavelmente já está indo pelo caminho certo!

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail